Município de Monte Horebe completa 57 anos de Emancipação Política. Fotos

Publicado em 5 dez 2018 - Silvano Dias

O município de Monte Horebe, localizado no Sertão da Paraíba, na região geográfica imediata de Cajazeiras, com 116,2 km², com uma população estimada de 4.508 habitantes segundo dados do IBGE, tendo sua fundação em 05 de Dezembro de 1960, completou hoje 57 anos de Emancipação Política. Atualmente o município está sendo administrado pelo gestor Marcos Eron (MDB), e realizou uma vasta programação alusiva as festividades de emancipação local.

As origens do município de Monte Horebe remontam ao ano de 1925, quando Joaquim de Sousa, proprietário do Sítio Açude Novo, doou um pequeno patrimônio de terras para a construção de uma capela dedicada à São Francisco, iniciada ainda naquele ano quando também começou a ser realizada uma pequena feira.

A cidade teve como fundador Venâncio Dias do Nascimento. Em 1926, passou pela localidade o bando de Lampião, afugentando os freqüentadores da feira, que só se restabeleceu seis anos depois, em 1932, quando já existiam algumas casas construídas por alguns membros da pequena comunidade. Os primeiros comerciantes foram: Cesário Pereira de Sousa e José Tavares de Lima.

A primeira missa do município foi celebrada no ano de 1925, pelo Padre Manoel Otaviano, embaixo de uma barraca de palha. No ano de 1935, a capelinha foi demolida e construída uma Igreja em outro local, hoje sua Matriz. Sua conclusão ocorreu na década de 40 e seu construtor foi o fundador Venâncio Dias.

O motivo do nome Monte Horebe foi sugerido pelo Vigário Manoel Otaviano, que ao celebrar a primeira missa achou por bem dar esse nome por a cidade se encontrar localizada num monte, o qual teve grande aceitação por parte dos moradores e por ser um nome bíblico.

Lideraram o movimento de emancipação política de Monte Horebe, José Alves Cavalcante, José Dias de Lima(Zeca Dias), Raimundo Bento da Silva e Lauro Dias de Oliveira. A autonomia administrativa ocorreu através da Lei nº 2.608 de 5 de dezembro de 1961. A instalação oficial deu-se a 28 do mesmo mês e ano. Desmembrando do município de Bonito de Santa Fé e formando um único distrito, o da sede. Atualmente o município é formado por trinta e três sítios e um distrito – Santa Fé. O atual prefeito é Erivan Dias Guarita.

No dia festivo em comemoração a emancipação política da cidade, foi realizada uma Sessão na câmara de vereadores, ode foram agraciados com títulos de cidadão Horebense, vários professores e servidores de outras Secretarias, que trabalham no município mais que são de outras cidades.

Por Silvano Dias