Com participação do prefeito Bal Lins, Secretaria de Educação (SEDUC) promoveu a Jornada Pedagógica 2023

A Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), realizou no dia 03 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2023, com o tema: “Educação Emocional na Formação Integral do Ser”, palestra proferida pelo psicanalista Márcio Marastoni.  O evento contou com uma participação significativa de  professores, coordenadores, gestores, equipe de apoio das escolas e representantes do poder executivo e legislativo.

O Prefeito  Municipal Bal Lins se fez presente  e anunciou  como forma de incentivo e valorização da categoria o reajuste do Piso do Magistério  para 20% , 5,1 %. O valor dado é maior que o reajuste nacional,  que é de R$ 14,9% . Com o aumento,  a base salarial dos profissionais do magistério será  a maior do país.  Momento em que foi bastante aplaudido pelos presentes deixando a plenária docente com muita felicidade e gratidão. Finalizou sua participação  junto ao presidente da Câmara, Mylano Araujo,  vereadores, secretários e demais autoridades  com a assinatura da ordem de serviço para a construção do refeitório com cantina e biblioteca da EMEF Instituto  Antônio Lacerda, com intuito de proporcionar um ambiente apropriado para as diversas funcionalidades da escola.

Na ocasião, houve a visita à exposição de arte “Ciclo de cores da natureza” do artista e professor piranhense, Alexandre Guerra, que encantou a todos com  a beleza  e sensibilidade expressa em  suas obras.

A palestra tratou de um compendio, uma apurada seleção de ensinamentos mais preciosos que os seres humanos, ao longo de séculos produziram com vistas ao gerenciamento das emoções e qualidade das relações afetivas no ambiente escolar.

O evento constitui-se como um momento formativo de grande relevância para os educadores do sistema municipal de ensino, bem como oficializa o início do ano letivo escolar 2023 . O planejamento por segmento ( Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais) tratou da proposta pedagógica com foco na recomposição das aprendizagens e continuum curricular. Ele permite que habilidades e competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam priorizadas, flexibilizando os currículos das redes buscando garantir um desenvolvimento contínuo das aprendizagens. Outro ponto importante tratado no planejamento foi o acolhimento escolar, como forma de integrar os estudantes considerando a atenção, diálogo, afetividade, cuidado nos detalhes e o ser ouvido como premissas essenciais para o desenvolvimento das aprendizagens e permanência dos alunos na escola.

A Jornada significou um momento de aquecimento para a volta às aulas, nos permitindo acomodar e trocar  saberes para o aprimoramento e qualidade do desenvolvimento da Educação.

Radar Sertanejo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *