Jutay se reúne com ministro da Pesca e apresenta pleitos dos pescadores paraibanos

O deputado estadual Jutay Meneses se reuniu, em Brasília, na quarta-feira (8), com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para apresentar demandas dos pescadores paraibanos. 

Entre as reivindicações estão a retomada da fábrica de ração e beneficiamento de pescado, localizada em Bananeiras; reforma de fábricas de gelo de Coremas, Tambaú (João Pessoa), Baía da Traição, Jericó e Mogeiro e para que elas fiquem sob domínio da União; e utilização de um Caminhão Frigorífico (estacionado no pátio do MAPA há muito tempo) para fomentar as feiras e a produtividade local. 

Também foi solicitado que a Superintendência Federal de Agricultura volte a conceder o acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (antiga Daps), pois pela falta deste documento, pescadores estão perdendo acesso aos programas de escoamento, a exemplo do PAA e PNAE; liberação de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural; e destinação de cestas básicas e inclusão em Programas de Assistência Federal dos pescadores em situação de vulnerabilidade. 

Outros pontos da pauta também foram: retomar os programas de educação e qualificação dos pescadores
“Pescando Letras” e Pronatec Pesca; e acelerar a concessão do Seguro Defeso, que está demorando meses até a liberação, mesmo com autorização para executar pagamentos.

“A pesca é o sustento de milhares de famílias paraibanas e gera riquezas para o estado. Esses pedidos objetivam valorizar, incentivar e criar um ambiente mais favorável aos pescadores além de garantir novas formas de comercialização dos produtos, mas sem esquecer do lado social e da melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem da pesca”, explicou Jutay, informando que o ministro se comprometeu em analisar os pleitos e dar um retorno sobre as demandas apresentadas.

Fonte: Repórter PB

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *