Cabo Gilberto é favor de plebiscito, defende mudança do nome da capital e da bandeira da PB

O deputado federal cabo Gilberto Silva (PL) defendeu, nesta quinta-feira (23), o plebiscito proposto pelo advogado Raoni Vita, que sugere a discussão sobre a mudança do nome da capital paraibana. O deputado disse que o debate é democrático e adiantou que é a favor da mudança. Ele defendeu o antigo nome da cidade e a antiga bandeira do Estado.

“Nossa capital deveria ter o nome de antes de 1930, como também nossa bandeira, deveria ser a de antes de 1930. Bem mais bonita e mais elegante, no meu entendimento. Nada mais democrático que ouvir a população da capital paraibana, bem como do estado, sobre a mudança do nome da capital, com a volta da antiga bandeira do Estado da Paraíba”, argumentou.

Entenda o caso

O advogado Raoni Vita protocolou nessa quarta-feira (22) requerimento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para realização de plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da Capital, João Pessoa.

“Durante os estudos que fiz para o mestrado, eu percebi que aqui na Paraíba nós temos na Constituição Estadual que o TRE-PB realizará consulta plebiscitária afim de saber do povo de João Pessoa qual o nome de sua preferência para esta cidade. Esse dispositivo constitucional nunca foi implementado na prática”, explicou o advogado.

Ela afirma que seu pedido tem enfoque jurídico, diferente das abordagens anteriores, que tinham foco político. “Ingressei com uma ação de mandado de injunção. Requeremos que o TRE edite uma instrução para convocar esse plebiscito para ser realizado no próximo ano”, disse, acrescentando que o plebiscito deve ocorrer no mesmo dia das eleições, em 6 de outubro.

Anderson Soares

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *