Alunos do município de São José de Piranhas participam do “Projeto Motirõ” e visitam a Associação Cultural Pisada do Sertão de Poço de José de Moura

Alunos do 2º ao 5º ano do município de São José de Piranhas, da EMEIF. Joaquim Pereira Lima – Sítio Cacaré, visitaram na manhã do dia 01 de abril de 2023 a Associação Cultural Pisada do Sertão, localizada no município de Poço de José de Moura, para participar de um evento de Páscoa preparado para estudantes dos municípios participantes do PROJETO MOTIRÕ. A palavra MOTIRÕ significa reunir pessoas para colheita ou construção de algo juntos, sempre ajudando uns aos outros.

O Projeto Motirõ busca por meio da formação de multiplicadores na área da Educação e Assistência Social, oferecer oficinas de educação socioemocional para estudantes do ensino fundamental I e II de escolas públicas e suas famílias. Inicialmente foram contemplados 6 municípios do Alto Sertão paraibano a saber: Poço José de Moura, Poço Dantas, Joca Claudino Uiraúna, Bernardino Batista e SÃO JOSÉ DE PIRANHAS.

O projeto de desenvolvimento socioemocional visa a consolidação de uma proposta de educação socioemocional que possa ser disseminada em outras escolas do território promovendo um impacto maior na redução dos índices de desigualdades educacionais causadas pela pandemia e tem como objetivo principal desenvolver nos professores, estudantes e suas famílias, habilidades e competências socioemocionais, a fim de promover a formação socioemocional como mecanismo efetivo de construção de seus projetos de vida.

No município de São José de Piranhas os multiplicadores da proposta, os professores Adriana de Sousa, Cícera Rejane Tavares de Abreu, Cláudio Dias Barbosa Gonçalves, Manuel Gonçalves Carlos Neto, professores da EMEIF. Joaquim Pereira – Sítio Cacaré e as profissionais da Assistência Social, a coordenadora do SCFV, Gisele Holanda e a psicóloga do CRAS Rosa Dianara, tiveram encontros formativos no município de Poço de José de Moura e serão os multiplicadores da proposta no município para seus alunos e famílias.

A secretária de Educação, Fabiana Alves, ressalta a importância do trabalho sobre a Educação sócioemocional nas unidades escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências também previstas na BNCC que muito contribui para a formação cidadã e integral do ser humano e reafirma seu compromisso em apoiar projetos como esse que vem contribuir para a construção de projetos de vida de nossos estudantes e famílias.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *