Quase 70% da representação do legislativo de Boqueirão tem mandato cassado por fraude na cota de gênero; cidade terá novas eleições

Os vereadores do PSD e PP eleitos para Câmara Municipal de Boqueirão tiveram os mandatos cassados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) , nesta segunda-feira (03), após a constatação de fraude na cota de gênero durante as eleições de 2020. Com isso, foi determinada a realização de novas eleições, já que os suplentes das legendas também foram afetados.


Foram atingidos pela decisão os vereadores Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP). Apesar da cassação, o TRE determinou que os parlamentares condenados à perda dos cargos continuem exercendo o mandato até que sejam feitas novas eleições e posse dos futuros parlamentares.

Juntos, os cassados representam 70% da composição do legislativo municipal. Permanecem com os mandatos em validade apenas os vereadores Renato da Ambulância (PTB), Francimar Viola (PTB) e Baro (PTB).

Segundo a presidente da Corte, desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, o colegiado achou mais prudente a permanência dos cassados nas funções públicas para não haver prejuízo ao funcionamento da casa.

“Resolvemos ponderar sobre qualquer discordância e achamos mais prudente, nesse caso, manter os vereadores até que os novos sejam diplomados”, disse a magistrada.

BLOG DO NINJA

Compartilhar