Conferência Municipal de Cultura e publicação de EditaisCultura é destaque no mês de setembro em Monte Horebe

A Prefeitura de Monte Horebe, através da sua Secretaria de Cultura, concentrou um conjunto de atividades importantes neste mês de setembro. A Primeira Conferência Municipal de Cultura foi realizada de forma exitosa reunindo artistas, ativistas culturais do município e observadores da Secretaria Estadual de Cultura sob a coordenação da Secretária Aluza Dias e do Secretário adjunto Fernando Palitot.
Para Aluza, a Conferência foi uma excelente oportunidade para diálogos sobre demandas e possibilidades do setor cultural nos níveis municipal, estadual e nacional. Segundo ela, “a partir das soluções que o setor criou para atender às demandas da área cultural durante a pandemia, está havendo uma verdadeira revolução nas políticas culturais com muitas possibilidades de promoção cultural, mas também com muitas exigências legais. A Lei Paulo Gustavo, por exemplo.

É muita coisa pra se discutir e se aprender e a Conferência colocou toda essa realidade em pauta e plantou muitas sementes para o futuro. Afirma a Secretária.
Já o adjunto de cultura, Fernando Palitot, destacou, como fruto da política municipal de cultura associada às esferas estadual e nacional, os editais “Joaquim Fogueteiro (001/2023)” e “Dedé Solon (001/2023)” que, além da Lei Paulo Gustavo e demais do Ministério da Cultura e do Governo Estadual, abrem para Monte Horebe amplas possibilidades de Produção cultural. “Chamamos os nossos artistas e produtores culturais para mais perto e vamos trabalhar para esgotar todos os recursos que estão à disposição com investimentos que apoiem nossos artistas e permitam entregar para a nossa população produtos que reflitam e repercutam, com a qualidade e a criatividade necessária, a nossa arte e cultura”, garante Palitot.
Os dois editais municipais disponibilizam (do total de R$ 65.276,25 da Lei Paulo Gustavo) recursos de aproximadamente 54 mil reais para projetos culturais em Monte Horebe e contemplam audiovisuais, artes gráficas tradicionais e eletrônicas, artesanato, artes cênicas e demais expressões culturais que, de forma direta ou indireta, compõem a cultura de Monte Horebe. A Conferência Municipal contou com a participação do articulador cultural da nona região, Orlando Maia e foi encerrada com o espetáculo de dança “A sobrevivência dos Vaga-lumes”, com o ator e bailarino, Erik Breno. O espetáculo aconteceu na Praça Central de Monte Horebe e é parte do Projeto “Caravana Interatos”, da Secretaria de Estado da Cultura.

Compartilhar